sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Exclusivo! Lateral Pires fala sobre sua experiência na Bélgica!

Nesta sexta-feira, o Arquivos e Histórias F.C. traz um bate-papo com o lateral-esquerdo Pires que no segundo semestre de 2016 saiu do Brasil e foi defender o A.F.C.Tubize da segunda divisão da Bélgica.

O carioca de 23 anos iniciou sua carreira no América/RJ, mas seu grande momento foi atuando pelo Vila Nova/GO em 2013 onde conseguiu o acesso à Série B do Brasileiro.

Alan Graça Pires afirma que o mais difícil no país europeu é a adaptação ao frio e ao idioma (cidade de Tubize fica na Valônia, parte que fala francês na Bélgica). No entanto, o brasileiro afirma estar gostando de sua experiência no exterior.

Pires em seu atual clube na Bélgica
No momento, o clube fundado em 1953 é o quarto colocado com 21 pontos ganhos em 17 jogos disputados. São oito equipes na disputa e apenas a campeã consegue o acesso.  O líder é o KSV Roeselare com 35 pontos.

Confira:
1) O que o motivou a sair do Brasil e atuar na Série B da Bélgica?
Todo jogador quer atuar na Europa e eu vindo para a Série B da Bélgica tenho uma visibilidade imensa para mostrar meu trabalho e dar passos maiores na minha carreira.

2) Quais foram as dificuldades que encontrou quando foi morar em Tubize? Que diferenças de treinos você viu em seu novo clube e o que via no Brasil?
Tubize é uma cidade aconchegante e boa de se viver. Minhas maiores dificuldades foram em relação ao frio e ao idioma. Viver em um lugar e não saber se comunicar é complicado. No entanto, hoje já entendo melhor o francês e com o jeitinho brasileiro vou levando.

Aqui os treinos são excelentes. São mais pegados,com chegadas duras. Diferente do Brasil. Aqui você tem que treinar como se fosse jogar.

3) Dentro de campo qual a principal diferença que viu entre o jogo no Brasil e na Bélgica?
Futebol brasileiro é mais cadenciado e muita qualidade técnica. Aqui na Bélgica, falando da segunda divisão, futebol é bem pegado, força física, toque rápido e muita velocidade. Aqui você tem pouco espaço para pensar, então é muito dinâmico. Sempre estamos correndo.

4) Em 2013 atuou no Vila Nova/GO, onde conseguiu o acesso à Série B do Brasileiro. É possível usar  essa experiência adquirida ai na Bélgica ou são realidades diferentes?
Na verdade eu tenho que levar isso comigo por onde passar. Toda experiência e tudo que vivi no Brasil, principalmente na Série C, levo como aprendizado. Atuei com grandes jogadores e aprendi muito.

Hoje estou em um futebol totalmente diferente, mas tudo aquilo que ganhei de experiência no Brasil certamente vai estar comigo por onde eu passar.

5) Por fim, o que ainda almeja no futebol?
 Eu cheguei à Europa para dar um 'salto grande' na minha carreira. Lógico que com 'os pés no chão', foco no trabalho e Deus no comando. Meu objetivo é atuar na primeira liga, na Champions League, mas isso tudo vai com o trabalho de cada dia. Devagar vou buscando isso para a minha carreira. No entanto, meu principal objetivo é dar meu melhor na minha equipe e alegria para os torcedores.

Em tempo: Pires conta com passagens Boavista/RJ, Duque de Caxias/RJ, Cabofriense/RJ, Madureira/RJ , Glória/RJ, além dos já citados América/RJ e Vila Nova/GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário