quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Exclusivo! Atacante Júlio César fala sobre Grécia, Romênia, Portugal,Índia e muito mais!

.Júlio César da Silva e Souza é mais um daqueles jogadores que saíram jovem do Brasil, fizeram sucesso no exterior e ficaram conhecidos por aqui anos mais tarde.
Júlio César em sua rápida passagem pela Índia


O atleta de 36 anos iniciou sua carreira no Fluminense em 1998. Década essa que o Tricolor passava pela pior fase de sua história onde chegou até a Série C do Campeonato Brasileiro.

" Essa fase realmente não foi fácil. Nesse período  subi com mais um garoto da base para os profissionais e o clube passava por muitas dificuldades. Mas o professor Parreira fez um grande trabalho e conseguimos o título da Série C (1999) e tirar o Fluminense de lá", relembrou o atacante em entrevista exclusiva ao Arquivos e histórias F.C.

Apesar de ter sido revelado pelo clube das Laranjeiras, a primeira agremiação de Júlio César poderia ter sido outra: o Anderlecht da Bélgica. Chegou a ficar um mês no país europeu, mas por  falta de acordo financeiro entre os empresários do brasileiro e a equipe de Bruxelas o contrato não foi assinado.


"Minha primeira chance foi em uma peneira na minha cidade natal (Itaguaí/RJ). Uns empresários belgas apareceram querendo dois jogadores de 17 anos. Como não estava fazendo nada, pensei 'Vou lá jogar uma bola e ver no que dá'. Acabou que fui muito bem nos jogos e convidado a ir à Bélgica. Fiquei um mês no Anderlecht, fomos muito bem, cheguei a fazer gols, mas os empresários pediram muito dinheiro e o clube não quis pagar.Voltei ao Brasil, fiquei quatro meses no Vasco e fui bem. Mas não era federado e acabei dispensado. Então, no aniversário de Itaguaí/RJ, fizemos uma seleção e jogamos contra o Vasco. Ganhamos de 5 x 0, fiz três gols e o Gilson Gênio me convidou para fazer um teste no Fluminense. Na época, eu já tinha quase 18 anos e consegui passar", contou o futebolista.

Ainda jovem, em 2002, deixou o Fluminense e se transferiu para o Lokomotiv Moscou da Rússia.  O atleta foi para o futebol russo em uma época em que não era comum ter brasileiros atuando por lá. No entanto, o itaguaiense  foi campeão russo e da Copa da Rússia.

"No começo foi muito difícil. O idioma é muito complicado de aprender. O futebol também era difícil de se jogar, com muito contato. E para um brasileiro que tinha pouco tempo de profissional não foi fácil. Mas o time era muito bom e tive a felicidade de ganhar os dois maiores títulos do país na minha passagem por lá, o Campeonato Russo e a Copa da Rússia", recordou o sul-americano.

Depois de atuar pelo Rubro-Verde moscovita, Júlio César se aventurou em Portugal com passagens por Estrela Amadora e Gil Vicente (2003/05). A boa passagem quase rendeu uma transferência para o Porto por recomendação de José Mourinho. O clube do norte lusitano havia ganho em 2003/04 a Champions League.

"Realmente foi mais fácil a adaptação por estar em um país que fala sua língua. Fiz um grande campeonato pelo Estrela da Amadora, me destaquei e fiz dez gols. Tive a possibilidade de ir para o Porto, por indicação do José Mourinho, mas ele acabou indo para o Chelsea e o negócio não andou. Depois, passei rápido no Gil Vicente", contou.

Em 2005 foi contratado pelo AEK da Grécia e possivelmente viveu o auge de sua carreira. O atacante afirma que foi a equipe que mais gostou de atuar e que hoje é torcedor do clube.

"O AEK é o clube do meu coração. A Grécia é um país fantástico e o clube é sensacional. Tenho certeza de que foi a melhor fase da minha carreira. Me recordo do jogo contra o Milan, que tinha uma seleção na época e acabou campeão (Champions League) naquela temporada 2006/2007. O estádio estava lotado e tive a felicidade de fazer o gol da vitória por 1 a 0. O resultado ficou marcado na história do clube. A vitória completou 10 anos no dia 21 de novembro e recebi muitas mensagens de torcedores gregos lembrando do dia", afirmou o brasileiro que tem mais de 200 jogos pelo clube de Atenas e permaneceu até 2008.

Seu próximo clube foi o Rapid Bucaresti da Romênia, onde não guarda boas recordações.

"Fui para Romênia pois era um bom contrato e por um período longo. Fui pelo convite do treinador José Peseiro, que me conhecia de Portugal. Mas não gostei do campeonato. Os estrangeiros não eram bem recebidos e qualidade era fraca", disse o boleiro.

Atuou duas temporadas no  Gaziantepspor da Turquia (onde foi vice-artilheiro do Campeonato Turco 2009/10 com 13 gols) e em 2011 retornou ao seu país de origem para atuar no Figueirense. Foi no clube catarinense que Júlio César ficou conhecido pelos brasileiros.
Brasileiro em sua passagem pela Turquia (Créditos:arquivo pessoal)


" Creio que foi no Figueirense que fiquei conhecido no Brasil. Quando voltei ao Brasil, percebi um jogo mais rápido e que necessitava muito da parte física do atleta", relembrou o jogador ao comparar o futebol jogado aqui quando saiu e em seu retorno.

Em 2013 passou pelo Coritiba sendo campeão paranaense e dois anos depois atuou no Ceará, onde conseguiu livrá-lo de um inédito descenso à Série C do Brasileiro.

"Quando cheguei, o grupo já estava se achando rebaixado. Com a chegada do Marcelo Cabo, o grupo reagiu. Eu não tenho problema com pressão. Sou experiente e me dou bem com ela. Procurei dar muito suporte aos mais novos.Na última rodada foi um sentimento de alívio muito grande. Jogando dentro de casa então, foi muito emocionante", afirmou o jogador.

Teve uma breve passagem pelo Mirassol este ano e depois foi atuar na Índia, no GOA F.C. O clube da cidade de Vasco da Gama é comandado por Zico.

"Me adaptei muito bem na Índia, em relação a comida e ao local onde fiquei hospedado. Mas morar lá não foi fácil, pois desta vez minha família não pôde me acompanhar. O campeonato é muito bom. Os jogos tem um nível forte e os jogadores indianos estão melhorando.  Trabalhar com o Zico foi um prazer, por toda sua experiência", contou o jogador que não pensa em aposentadoria.

"Pretendo seguir atuando no futebol e ainda não penso em aposentadoria", finalizou.

A Superliga Indiana ocorreu entre o dia 1 de outubro e 18 de dezembro e o GOA F.C. ficou em último lugar (oito times no total) com 15 pontos ganhos em 14 disputados.

Bônus:
Outras respostas de Júlio César:
1)Liga mais forte que atuou?R: Brasileira.
2)Liga mais fraca que atuou?R: Romena.
3) Melhor técnico que trabalhou?R: Jorginho e Oswaldo de Oliveira.Treinadores que dão oportunidade para os atletas se expressarem.
4)Melhor dupla de ataque que já formou? R:Foi com o Nikos Liberoupoulos, no AEK






Nenhum comentário:

Postar um comentário