quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Arquivo!Ex-goleiro Albérico recorda sua trajetória pelo Nordeste!

Bastidores:  Albérico é daqueles jogadores que fizeram história atuando por uma determinada região do Brasil. No caso do goleiro foi pelo Nordeste, onde teve passagens marcantes por Pernambuco (estado de origem) e Ceará (atuando no Fortaleza/CE). Também atuou por clubes de Sergipe, Alagoas,Paraíba e Piauí. Exceção foi apenas uma rápida passagem pela Matonense/SP.


Nessa entrevista destaco o fato dele dizer ter atuado no juvenil do São Paulo por um tempo. Também falou que foi para o gol, pois quando foi fazer teste no Santa Cruz, havia muitos meninos querendo atuar na linha e só por isso Albérico foi tentar a sorte de baixo das traves.



Créditos: Elton de Castro/GloboEsporte.com
Confira:
Nesta sexta-feira, o FutNet segue seu especial com atletas que fizeram história no futebol brasileiro.

Colaborou: Marcelo Oliveira

O momento agora é de um jogador que fez carreira toda praticamente no futebol nordestino, o ex-goleiro Albérico.

Pernambucano de Recife, o ex-boleiro disse que sua trajetória neste esporte iniciou na infância, como todo garoto que sonha em se tornar profissional. Sua posição, de baixo das traves, aconteceu por acaso. Seu pai o levou para fazer testes no Santa Cruz e como havia muitos meninos atuando na linha, Albérico tentou a sorte como arqueiro.


“Bem eu estudava em escola pública, mas não tinha interesse nos estudos e meu pai (Nelson Ramos) vendo isso me levou para escolinha de futebol do Santa Cruz. Ao chegar vi tantos meninos fazendo teste na linha, que resolvi atuar no gol. Assim começou minha carreira”, afirmou o ex-atleta que nasceu no natal de 1971.

Em 1988, Albérico foi defender a Seleção Pernambucana nos jogos escolares no Maranhão. Um preparador físico, de nome Bruno, gostou do desempenho do camisa 1 e o convidou para se transferir para o Sport.

Pelo Leão da Ilha, o goleiro foi campeão estadual juvenil em sua primeira temporada. Pela equipe aspirante levantou o troféu pernambucano em 1993. 

Atuando no profissional, Albérico alternou entre a titularidade e o banco de reservas. Como guardião da meta, foi campeão estadual em 1996,97, 2000, e da Copa Nordeste (2000). Como suplente, ganhou as edições pernambucanas de 98 e 99.

“ Minha passagem pelo Sport foi de bons e maus momentos. Felizmente, mais bons que mals. No entanto, só tenho a agradecer ao Sport que foi o clube que me projetou para o futebol. Fiz muitas amizades lá no clube e a minha relação até hoje é muito boa”, disse o futebolista, que antes de se tornar profissional passou um tempo emprestado no juvenil do São Paulo e atuou no Confiança/SE em 1992.

Em 2001, sem contrato com o Sport, Albérico recebeu convite para jogar no Náutico. A meta do Alvirrubro naquela ocasião era justamente evitar o hexacampeonato estadual do Rubro-Negro. Honraria essa que só o Capibaribe possui até hoje. Fazendo parte do elenco, Albérico evitou o hexa da agremiação que o revelou e individualmente conquistou seu sexto pernambucano consecutivo.

“ Fiquei surpreso quando o Náutico me fez uma proposta. Não imaginava que um dos maiores rivais do Sport queria me contratar. No entanto eu fui crente que ia ser titular, pois o dono da posição, Gilberto estava muito irregular. Mas quando eu cheguei, o Gilberto cresceu de rendimento e eu tive poucas oportunidades”, explicou.

Depois de atuar no Timbu, o arqueiro recifense passou pela Matonense/SP em 2002, CRB e River/PI em 2003, até chegar ao Fortaleza em 2004, onde viveu bons momentos na sua carreira.

“ A minha passagem por esses três clubes antes do Fortaleza e pelo Coruripe/AL ( em 2007), foram de pouca expressão. Mas agradeço a Deus por ter tido a honra de atuar por eles.”

Pelo Leão do Picci, o pernambucano foi bicampeão cearense e levou a equipe de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Ele guarda com carinho os bons momentos vividos no Ceará.

“ Atuar pelo Leão do Picci foi muito marcante na minha vida porque foi um clube que Deus usou para reavivar minha carreira profissional. Clube o qual vivi grandes momentos. Um que eu me recordo, foi uma partida memorável entre São Paulo e Fortaleza no Morumbi, pelo Brasileiro de 2006, que terminou 1 a 1 onde peguei um pênalti batido por Rogerio Ceni”, recordou.

Como já mencionado em 2007 atuou pelo Coruripe/AL e em 2008 defendeu a Campinense/PB, onde foi campeão paraibano.

“ Na verdade, na Campinense eu atuei apenas o primeiro turno, me machuquei e não participei do returno”, relembrou.

Exceção a Matonense, Albérico fez toda a sua carreira no Nordeste, região sua de origem. Ele se orgulha de ter defendido clubes daquela localidade e diz gostar muito da Copa Nordeste, um torneio que veio para ficar.

“ Eu tenho muito orgulho do futebol nordestino. Um futebol que já revelou craques do futebol mundial. Sobre a Copa Nordeste, eu acho espetacular. Cheguei a ser campeão em 2000 pelo Sport. Gosto muito”, finalizou.

Atualmente, o ex-jogador vive em Olinda/PE e é missionário onde desenvolve o ofício sagrado com ação pastoral na Igreja Presbiteriana de Casa Caiada.

Confira a ficha técnica de Albérico
Nome: Albérico Santiago da Silva
Posição: Goleiro
Nacionalidade: Brasileira
Natural: Recife (Pernambuco)
Nascimento: 25/12/1971
Habilidade: Destro

Carreira Profissional:
1988/2001 - Sport Clube do Recife (Recife-PE)
2001 - Clube Náutico Capibaribe (Recife-PE)
2002 - Sociedade Esportiva Matonense (Matão-SP)
2003 - CRB - Clube de Regatas Brasil (Maceió-AL)
2003 - River A.C. (Teresina-PI)
2006 - Fortaleza E.C. (Fortaleza-CE)
2007 - A.A. Coruripe (Coruripe-AL) 
2008 - Campinense Clube (Campina Grande-PB)

Títulos na carreira:
Campeão Pernambucano de Juvenil (Sport Recife) 1988*
Campeão Pernambucano aspirante (Sporte Recife)1993 *
Campeão Pernambucano (Sport Recife) 1991
Campeão da copa do Nordeste (Sport Recife) 1992
Campeão Pernambucano (Sport Recife) 1996*
Vice Campeão da copa Renne (Sport Recife) 1996*
Campeão Pernambucano (Sport Recife) 1997*
Campeão Pernambucano (Sport Recife) 1998
Campeão Pernambucano (Sport Recife) 1999
Campeão Pernambucano (Sport Recife) 2000*
Campeão Pernambucano (Náutico Recife) 2001
Campeão da Copa do Nordeste (Sport Recife) 2000*
Campeão Sul americano de Society (Brasil) 1995*
Vice Campeão Sul americano de Society (Brasil) 1996
Campeão Cearense (Fortaleza) 2004
Campeão Cearense (Fortaleza) 2005* 
Campeão Paraibano ( Campinese) 2008
Vice Campeão Brasileiro da Série B do Campeonato Brasileiro(Fortaleza) 2004
* titular

2 comentários:

  1. Muito bom, mas só uma correção está escrito acima "mals momentos" mas o certo é "maus momentos".

    ResponderExcluir