segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Arquivo! Eric Botteghin fala sobre sua carreira no futebol holandês

Bastidores: Relembro nesta postagem um bate-papo com o zagueiro brasileiro Eric Botteghin que saiu desconhecido do nosso País e faz sucesso na Holanda.

O defensor que completará no final de agosto 29 anos passou pelas categorias de base do Grêmio Barueri e Internacional/RS.



Confira o bate-papo realizado em 2014:
Nesta quinta-feira, o FutNet traz mais uma reportagem com brasileiros que foram jovens para o exterior e são poucos conhecidos na nossa nação.



O entrevistado da vez é o zagueiro Eric Botteghin que é oriundo das categorias de base do Grêmio Barueri e até o momento fez toda sua carreira profissional na Holanda.


O atleta quando pequeno atuou em várias funções em campo e a partir dos 14 anos se fixou na defesa.


“Inicialmente joguei em várias posições: como atacante, meia, lateral, mas desde os 14 anos que sou zagueiro. Gosto dos duelos um a um com o centroavante, e sou bom nas antecipações. Sou um cara que falo com o time o tempo todo durante a partida, organizando a equipe. Gosto das bolas aéreas, e sou bem tranquilo na saída de jogo”, revelou.

Pela equipe da grande São Paulo, o defensor atuou nos juniores e juvenil, sendo semifinalista da Taça São Paulo de Juniores. A boa campanha chamou a atenção do Internacional que o levou por empréstimo de um ano. Do Rio Grande do Sul veio a mudança para a Holanda.

“ No Internacional atuei um ano e por empréstimo. Nesse período deu para aprender bastante e joguei ao lado de grandes jogadores como Alexandre Pato e Taison. Em 2007 disputamos um torneio na Holanda, o Eurovoetbal e fomos campeões. Um empresário local me viu atuar e fez um convite para eu ir ao Zwolle, uma equipe pequena de lá. Inicialmente eu não sabia nada sobre o time, a cidade, nem sua história. Vim mais por uma porta que estava se abrindo na Europa, e pela oportunidade de jogar no profissional. Foi um tempo de adaptação onde aprendi a língua, cultura, esquema tático, jeito de jogar e pensar dos holandeses. De destaque fomos vice-campeões da segunda divisão na temporada 2010/11. Foi no Zwolle que me formei um jogador estilo da Holanda,” explicou o paulistano de 26 anos.

Pelo Zwolle foram 140 partidas disputadas em quatro temporadas. Sua primeira oportunidade em atuar na divisão de elite dos Países-Baixos foi no NAC Breda. Ficou por empréstimo durante dois anos e conheceu uma das torcidas mais fanáticas daquela nação.

“O NAC Breda foi onde comecei na Eredivisie. Eles possuem uma das melhores torcidas da Holanda, um time do povo. Foram dois anos bem intensos e onde pude me firmar na Eredivisie”, emendou.

Na temporada 2013/14 o brasileiro foi contratado pelo Groningen, uma das sensações da competição local. No primeiro turno terminou em sexto lugar e agora é o oitavo com 39 e luta por uma vaga na próxima Liga Europa.

“Nosso objetivo é terminar o campeonato entre os oito melhores e conseguir uma vaga para os play-offs locais e que garantem uma vaga na Liga Europa. Tivemos uma pequena queda nesse segundo turno, mas aos poucos estamos tomando o mesmo rumo que tivemos no turno inicial. A vitória sobre o PSV, em Eindhoven, no último final de semana, por 3 a 2, foi a prova disso”, afirmou.

Eric até o momento tem sido eleito pela torcida local como o melhor jogador do clube na temporada.

“ Esse reconhecimento me deixa muito feliz e confiante em seguir fazendo uma grande temporada com o Groningen”, revelou.

Sobre o futuro, Botteghin espera conseguir jogar em clube de ponta na Europa e não descarta uma volta ao Brasil.

“Estou focado nessa vaga na Liga Europa para o Groningen. Mais a frente espero poder atuar em uma equipe que dispute títulos, seja aqui na Holanda como em outro país da Europa. Também estou aberto a propostas do Brasil,” finalizou.

Atualização: Botteghin foi campeão da Copa da Holanda com o Groningen na temporada 2014/15 e desde a metade do ano passado defende o Feyenoord.

Crédito da foto: site oficial do Feyenoord

Nenhum comentário:

Postar um comentário