sábado, 20 de agosto de 2016

Arquivo! Atacante Paulo Rangel fala sobre sua carreira na Malásia

Bastidores: Esta foi a minha última entrevista feita pelo FutNet com brasileiros que fazem carreira no exterior. O FutNet, sabe-se lá o motivo, não dá acesso as publicações mais antigas. Esta eu tinha salvo nos meus arquivos, apenas precisei editá-la novamente.

O atacante Paulo Rangel saiu cedo do Brasil, onde atuou nas categorias de base do Boavista-POR. Após atuar profissionalmente por Portugal, retornou ao Brasil em 2007. Rodou o país e teve destaque atuando pela Lajeadense/RS, onde foi vice-artilheiro no Campeonato Gaúcho de 2011. Nesta mesma temporada, quando se preparava para atuar no Icasa/CE na Série C do Brasileiro, surgiu uma proposta para atuar no futebol da Tailândia. De lá, partiu para a Malásia onde atuá até este momento.Mais precisamente no Johor FC.


Crédito: PR9 Paulo Rangel Official, Facebook

1)      Primeiramente, fale um pouco sobre seu início de carreira. Quais foram seus times nas categorias de base e como foi parar no futebol português?
Comecei no futsal da Tuna Luso brasileira,onde joguei dos 9 aos 15 anos. Depois passei para o futebol de campo, onde atuei mais 1 ano pela Tuna até ser transferido para o Paysandu,com 17 anos através da indicação de um amigo para o seu empresario português chamado Manoel Mota. Tive a oportunidade de ir para os juniores do Boavista em Portugal,onde la no primeiro ano fui artilheiro e campeão pelo juniores,e posteriormente assinei contrato de 4 anos pela equipe principal.

2)      Ficou quatro anos em Portugal. Como vê sua passagem pelo futebol lusitano e o que aprendeu dentro de campo ?
Foi muito importante para a minha formação profissional e pessoal. Dentro de campo aprendi muito taticamente e fisicamente,até porque futebol europeu exigi muito isso do atleta.

3)      Em 2007 retornou ao Brasil, onde atuou por várias equipes. Como  deu sua volta ao futebol nacional?
Nos últimos 2 anos de meu contrato em Portugal,houve muitos problemas de atraso salarial,sendo assim junto com minha família decidimos retornar ao Brasil,de onde havia saído muito novo,e precisava abrir mercado e mostrar meu nome no pais.

4)      Seu grande momento possivelmente na carreira foi na Lajeadense em 2011, onde em 16 jogos anotou 11 gols, sendo vice-artilheiro do Gauchão. O que relembra de sua passagem por este clube do Rio Grande do Sul?
Só tenho boas lembranças desse clube e dos profissionais que la encontrei,pois deram todo apoio e estrutra para que pudesse fazer o que fiz dentro d campo,sou muito grato e orgulhoso por ter jogado nesse clube.

5)      Em 2012 acabou indo para o futebol da Tailândia. Como foi atuar por lá e como surgiu essa proposta?
Surgiu quando estava no Icasa/CE,me preparando para jogar a Série C do Campeonato Brasileiro,e logo no terceiro jogo da competição recebi essa proposta que não  teve como recusar. Foi um momento muito bom na minha carreira tanto profissionalmente como financeiramente. Cheguei voando no Campeonato Tailandês,logo no primeiro jogo fiz gol e ganhei a confiança dos torcedores e companheiros,tínhamos um time muito forte com 8 jogadores da seleção local,e um clube com uma estrutura e organização fantástica,isso facilitou bastante meu trabalho e adaptação,sendo assim fui artilheiro do time e campeão tailandês.

6)      Explique como é o futebol lá? As pessoas gostam de futebol? E o nível técnico e tático?
As pessoas lá são apaixonadas por futebol,fanáticas por onde você passa pedem para da autógrafos e tirar fotos. Isso é muito gratificante ser reconhecido e respeitado,ainda mais para o clube que fui (Muangthong United) maior do país e com mais torcida. Foi maravilhoso.

Em relação ao nível técnico como falei encontrei um time com 8 jogadores titulares da seleção local, então era um nível muito bom,mas no geral estão a evoluir bastante,me surpreendeu.

7)      Como avalia sua passagem por la?
Ótima. Chegar ser campeão e artilheiro não teria como ser melhor (risos).

8)      Na sequência foi para a Malásia  onde atuou por três clubes distintos.  Como surgiu essa oportunidade e o que tem achado de atuar e morar neste País?
Estou muito feliz aqui,tenho um nome muito forte e todos me respeitam,chegaram ate a cogitar minha naturalização p defender a selecao do país. Ano passado ganhei todos os prêmios individuais atuando pelo Selangor.

Fiz 28 gols na temporada,fui artilheiro da competição,chuteira de ouro,melhor atacante e melhor estrangeiro no pais. Pretendo ficar aqui por mais alguns anos.

9)      A população por lá gosta de futebol? Como avalia o nível técnico e tático? Como se comunica com o restante do elenco?
Aqui é muito parecido com a Tailândia,são muito fanáticos também,em relação a comunicação é tranquila,apesar da língua local ser o Bahasa,90%da população fala bem inglês então não tenho problemas,e dentro de campo a língua mundial do futebol.

10)   Por fim, está com 30 anos, o que ainda almeja no futebol?
Por enquanto pretendo ficar pelo futebol asiático por mais alguns anos,até final deste ano (2015) estarei lançando a minha grife de roupas chamada PR9,e outros projetos extra- futebol vem pela frente,e quem sabe encerrar minha carreira em algum clube da minha cidade natal, Belém/PA. Pode ser o Remo ou Paysandu.

Obs 1: Em seu retorno ao Brasil, Paulo Rangel passou por Baraúnas/RN, América/RN,Corinthians/AL, Potiguar/RN,Salgueiro/PE, Santa Cruz/PE,São José/RS, São Raimundo/PA,Lajeadense/RS,Caxias/RS e Cuiabá/MT.

Obs 2: Pela Malásia já atuou por Perak FA, Selangor, Terengganu FA e atualmente está no Johor FC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário