quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Há 13 anos na Índia, Djair fala sobre futebol e cultura do país asiático!

Parecia ser uma noite rotineira qualquer de Djair Garcia, naquele primeiro semestre de  2008. O preparador físico estava empregado no Rio Claro, que disputava a Série A-1 do Campeonato Paulista. Até que por volta das 2h da madrugada o seu celular tocou. Acordou assustado e ficou mais ainda quando viu que era um número estranho. Desconhecido. Estava preocupado, mas mesmo assim atendeu. Do outro lado da linha, havia uma pessoa falando em inglês. Djair já havia feito algumas aulas do idioma originário da Inglaterra e conseguiu se comunicar. Era um convite para trabalhar na Índia. Sua primeira chance no exterior. Claro, a oferta foi aceita e está há 13 anos no futebol indiano.

"Aquela conversa foi o meu primeiro teste de inglês. Era um dirigente do Chirag United SC, de Calcutá. Lá eram 10h30. Ele me explicou que viu meus vídeos no youtube, como preparador físico e eu falava em inglês, nos vídeos, para divulgar meu trabalho. Eles queriam um estrangeiro para o United, que estaria de volta à primeira divisão da Índia. Eu queria ir pela oportunidade no exterior, mas a negociação foi muito difícil. O que eles queriam me oferecer era inferior ao que eu ganhava no Rio Claro. Queria ganhar ao menos o equivalente que já ganhava naquela época", revelou Garcia.

"Passou um tempo, eu estava em um churrasco com amigos meus em Amparo/SP e recebi a ligação deles. Eles disseram que o patrocinador aceitou pagar o valor que eu pedi. Na hora eu aceitei", continuou.

Djair, de moletom cinza, pelo Chirag United em 2012. Ficou na equipe entre 2008/13


Djair Miranda Garcia é natural de Campo Belo/MG, mas quando ainda era recém-nascido sua família se mudou para São Paulo/SP. Foi na Vila Jaguara, Zona Oeste Paulistana que ele deu os seus primeiros passos no futebol. Atuou em clubes de bairro da região, até que em 1981 veio uma oportunidade para atuar no Amparo, na Região Metropolitana de Campinas/SP. O convite foi aceito, mas com uma condição: que ele pudesse estudar matemática, outra paixão de sua vida.

"Ao terminar o ensino médio, eu prestei vestibular para matemática e passei. Iniciei o curso. Entretanto, o treinador do time amador que eu atuava recebeu um convite para ser supervisor no Amparo. Ele me indicou para fazer um teste lá. Eu o fiz. Corri muito e senti muitas cãibras (risos), mas passei. Entretanto, falaram que eu ainda ficaria um período nos juniores para aprimorar a parte física. Eu aceitei, mas queria seguir cursando matemática e morando em outra cidade ficava difícil. A sorte é que tinha um diretor do clube que era secretário de uma faculdade de matemática em Amparo e ele disse que eu poderia estudar lá sem pagar nada. Não iria ter salário no clube. Ia ser moradia e alimentação, além dos estudos. Conversei meus pais e eles gostaram da ideia, pois,  sempre me incentivaram ao estudo. Naquela época, eu trabalhava em São Paulo e pedi demissão para ir a Amparo", relembrou.

Em 1982 assinou seu contrato profissional com o Amparo. Depois, passou por vários clubes do interior paulista, tendo atuado com o Paulinho McLaren no Serra Negra em 85. Em 87, Djair sofreu uma fratura na perna e ficou 1 ano sem entrar em campo. Nesse período, deu aula particular de matemática e em um colégio de Amparo. 

No ano seguinte retornou aos gramados e atuou até 1991. Seu último clube foi o Estrela de Porto Feliz, onde viu o atacante Adhemar, que faria história no São Caetano, surgir. Ao término da temporada, Djair foi convidado de forma inesperada, pelo presidente da equipe, para ser o preparador físico.

"Quando terminou o campeonato, o presidente do Estrela reuniu os jogadores para afirmar que na próxima temporada haveria uma nova comissão técnica e perguntou se eu queria ser o preparador físico do time. Eu falei que não tinha conhecimento na área. Ele se surpreendeu, pois, achou que eu era formado em educação física e não em matemática. Por isso o convite. Mas pela minha conduta, ele achou que eu seria o perfil ideal me ofereceu uma faculdade de educação física. Falou que se eu passasse no vestibular ele pagaria o curso", revelou o agora ex-atleta.

"Eu passei em uma faculdade em Sorocaba/SP e fui informar o presidente, que no mesmo instante assinou o cheque, me entregou e falou que eu iria fazer o curso e começar um estágio no Estrela", emendou.

Em meados de 94, o Estrela fechou as portas e Djair tinha um semestre ainda para concluir o curso. Nesse período trabalhou no Atlético Sorocaba e depois de formado foi para o Ituano. Em seguida, passou a trabalhar em vários clubes, principalmente do interior de São Paulo. Até a mudança de rumo em 2008.

Dias depois do acordo firmado com os indianos, Djair pegou um voo para Calcultá, que fazia escala em Londres e ficou feliz ao estar, mesmo que por pouco tempo na Inglaterra. Ao chegar ao seu destino final, o pessoal do clube estava esperando-o para um amistoso!

"Logo na chegada, o pessoal foi muito receptivo. Já queriam me levar para o estádio, pois, tinha um amistoso do time e queriam que eu assistisse. Lá dei entrevistas para repórteres e tive que me virar no inglês", contou.

Djair recebendo o prêmio de melhores do ano da temporada 2017/18. Na ocasião, trabalhava no East Bengal, onde foram campeões nacionais. 


No país asiático, as dificuldades não foram apenas dentro de campo e sim no dia a dia. Como disse o próprio: 'a Índia é um mundo à parte'. 

Mesmo que Calcutá seja uma das principais cidades daquela nação, e capital durante o domínio britânico, a diferença cultural perante os outros lugares do planeta é muito grande. Um dos problemas recorrentes com o estrangeiro é a alimentação. Com Djair não foi diferente.

"A comida aqui é muito apimentada e forte. Eu passava muito mal. Tinha muita diarreia e perdi muito peso. Durante um bom tempo eu só comia arroz e banana, que eram as duas únicas comidas que não iam pimenta. Um dia falei com a minha filha pelo Skype e ela se assustou ao ver o meu estado. Muito magro. Eu expliquei o motivo. Depois conversei com o pessoal do clube sobre esse problema e o patrocinador (que era quem bancava as despesas) falou para eu não me preocupar que um carro ia passar na minha casa e me levar para almoçar e jantar em um hotel cinco estrelas e eles bancariam tudo. Eu aceitei e fui. Só que passou um tempo eu pedi para ver a conta do quanto estava custando essas refeições e assustei, pois eram muito caras. Mais que o meu salário no clube. Voltei a conversar com eles e disse que não era necessário. Pedi que me dessem um fogão e eu cozinhava em casa. Acordo feito. O problema é que eu não sabia cozinhar. Nem fritar ovo. A minha mulher e a minha filha, que estavam no Brasil, me ajudavam e e fui aprendendo a cozinhar", contou.

Ainda no ramo da alimentação, o brasileiro se surpreendeu ao ver o quão comum é para os indianos comerem com as mãos. Eles não têm o hábito de usar talheres nem em refeições como almoço e janta. Um episódio curioso foi após um treino do Chirag United, onde um anu roubou sua comida.

"Após um treino pela manhã, nós fomos almoçar ali no centro de treinamento mesmo. Era uma tenda aberta e na volta ficavam uns anus. Em um dado momento eu levantei para pegar um copo d'água e quando percebi, em poucos minutos,  um desses pássaros passou rasante ao meu prato e pegou o peixe que eu estava comendo. Um jogador viu a cena e começou a rir. Foi algo muito estranho para mim. A noite falei para a minha esposa e para minha filha que na Índia o peixe voa (risos)", relembrou.

Outro momento envolvendo animais, foi quando pela manhã foi comandar o time em um jogo-treino e se surpreendeu com o 'adversário'.

"Nós estávamos em pré-temporada em uma cidade, cerca de 50 km de Calcutá. Pela manhã teríamos um jogo-treino e ao chegar no campo eu fiquei surpreso com o que vi: 11 macacos no campo! Sim, eu contei. Haviam 11. Alguns estavam no alambrado. Nunca tinha visto uma situação daquela. Eram macacos grandes. Perguntei para um auxiliar nosso se era contra ele que nós íamos jogar (risos). Depois, quando os jogadores foram chegando, os macacos saíram de campo", recordou o brasileiro.

No Chirag United, Djair permaneceu até 2013. Depois se transferiu para o Mohun Bagan, também de Calcutá. Neste clube, a troca se deveu pela questão salarial e pelo fato da família do brasileiro poder morar na Índia. Em 2017, Djair trabalhou no East Bengal e após uma temporada se transferiu para o Atletico Kalkuta. Em 2019, trabalhou no Gokulam Kerala, primeira equipe fora da região de Calcutá e onde permanece até o momento. Durante esses 13 anos, Djair viu a evolução do esporte na Índia, a concorrência com o crícket (a modalidade mais popular por lá) e o que dá para esperar no futuro.

Homenagem da torcida do Mohum Bagan AC no dia do aniversário de Djair. Foi campeão nacional pelo clube.


"O cricket ainda é o esporte mais popular na Índia, mas o futebol está crescendo. Nos últimos anos, há mais investimento nas equipes. Antigamente, quase nenhuma equipe tinha centro de treinamento e nem investimento em categoria de base. Hoje os clubes já possuem um CT com piscina e sala de musculação, inspirado nos moldes dos principais times europeus", afirmou o brasileiro, que falou sobre o nível dos atletas indianos.

"Os atletas indianos antigamente se profissionalizavam com 20, 22 anos sem passar antes por uma categoria de base. Os clubes não tinham categoria de base. Outra situação, é o fato da alimentação deles ser muito apimentada e pobre em nutrientes. Foi necessário mudar o cardápio dentro dos clubes para poderem ter uma alimentação adequada e poder competir de igual com os jogadores estrangeiros. Por conta disso, houve um progresso no futebol, mas por exemplo, uma Copa do Mundo para eles se classificarem ainda vai demorar um pouco. Pelo menos uns 10 anos", comentou.

"Para desenvolver o futebol local, aqui há uma regra que permite que cada equipe escale, obrigatoriamente, ao menos um jogador sub-23 indiano nos times titulares. E este só pode ser substituído também por um sub-23 local", emendou.

Garcia ainda falou sobre a admiração que os indianos possuem pelos brasileiros, mas também sobre a fama dos boleiros oriundos do país pentacampeão que não é muito boa.

"Aqui eles adoram brasileiros. Quando sabem que sou brasileiro, eles me tratam super bem. Uma boa parte deles inclusive torce para a Seleção Brasileira. É comum ver em jogos de várzea, atletas com a camisa da Seleção Brasileira. Entretanto, ao querer trazer jogadores brasileiros, eles já ficam com um pé atrás, pois, o brasileiro faz muita exigência, pois, quer trazer toda a família logo de início. Até cachorro e papagaio (risos)", afirmou.

Djair presenteado o jogador Ayan Das Sarna com uma camisa do Santos F.C. Ambos trabalharam juntos no United.


"Cada clube pode ter até 4 estrangeiros, sendo um deles obrigatoriamente asiático. Dentre os jogadores fora do continente asiático, há muitos africanos, principalmente nigerianos. Custo baixo e bom rendimento para os times. De uns anos para cá, a moda está com jogadores espanhóis. Começaram a trazer comissões técnicas espanholas e estas sempre indicam alguns jogadores", continuou.

Por fim, Djair afirma que pretende ficar só mais uma temporada na Índia e depois voltar ao Brasil e trabalhar com categorias de base.

"Este ano completo 60 anos. Estou há muito tempo na Índia. O que me fez permanecer aqui foi o reconhecimento e a estabilidade no emprego, algo que não aconteceu no Brasil. Em breve, minha aposentadoria sairá no Brasil e ficará mais tranquilo de viver lá. Ao retornar, penso em seguir trabalhando como preparador físico, mas com categorias de base. Eu penso que tenho jeito para lidar com a molecada. Outra possibilidade é aproveitar o meu elo com a Índia e indicar jogadores brasileiros para alguns clubes. Seria uma outra possibilidade", finalizou.

Imagens: arquivo pessoal/Djair Garcia 


6 comentários:

  1. Parabéns professor, muito bom. Que Deus continue abençoando seus passos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns professor e vivenciamos uma parte dessa sua trajetória, sei bem das dificuldades de trabalhar no exterior mas o aprendizado é fantástico. Sucesso sempre é aproveite o máximo.

    ResponderExcluir
  3. Meu grande amigo prof.Djair...não..para nós será sempre Batata.
    Amigos de juventude,famílias amigas( nossos pais sempre foram amigos Seu Garcia e meu pai Marçal). Muito feliz por vc e por tudo que tem realizado aí na Inda.Uma pena que a grande mídia não divulga o grande e importante trabalho que vc aí desenvolve.
    Parabens!Orgulhoso em te-lo como amigo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amigo Djair quando voltar ao Brasil me avise e vamos marcar um almoço aqui em São José dos Campos. Saudades

    ResponderExcluir
  5. Fico muito feliz em ver a repercução desta História de vida muito obrigado Leonardo Cantarelli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!! Eu que agradeço a oportunidade de conversar contigo e aprender sobre futebol em geral, além de futebol e cultura indiana! Abração e sucesso.

      Excluir