segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Júnior Caiçara fala sobre conquista do Campeonato Turco e ótimas passagens por Bulgária e Portugal

Uma das sensações da temporada 2019/20 da Europa foi o título do Campeonato Turco do Istambul Basaksehir. O clube de apenas 30 anos se sagrou campeão nacional pela primeira vez em sua história, sendo apenas a sexta equipe diferente a levantar a taça desta competição.

Um dos titulares da equipe foi o lateral-direito Júnior Caiçara, que atuou em 33 dos 34 jogos. O brasileiro está desde janeiro de 2017 no clube e pôde comemorar o inédito feito, após ter visto a taça 'escapar das mãos' na temporada 2018/19.

"Nós acreditávamos que poderíamos ser campeões, pois, há anos estamos brigando na parte de cima da tabela e encarando os principais clubes (Galatasaray, Fenerbahçe e Besiktas). Ano passado 'batemos na trave'. Lideramos boa parte da competição, mas no fim caímos e perdemos o título (Galatasaray campeão). Nessa temporada, houve mudança de treinador, mas a base seguiu a mesma e tivemos a sorte de que os três principais times tiveram um baixo rendimento. Nossa briga pela ponta desta temporada foi contra o Trabzonspor, que é outra equipe grande aqui da Turquia e que em sua história já ganhou o Campeonato Turco", afirmou o ala em entrevista exclusiva ao Arquivos e Histórias F.C.

                              Júnior Caiçara com o troféu do Campeonato Turco.Imagem: arquivo pessoal

A competição, assim como as demais do Velho Mundo, foi interrompida por conta da pandemia do Coronavírus, e foi retomada posteriormente.  Caiçara acredita que se não tivesse tido a interrupção, o Istambul Basaksehir poderia ter ido mais longe na Liga Europa. Estes acabaram eliminados nas oitavas de final. Antes da Pandemia, no dia 12 de março, houve o primeiro confronto diante do Copenhague e os turcos venceram por 1 a 0. A volta, foi reagendada apenas para o dia 5 de agosto, na Dinamarca, e os nórdicos ganharam por 3 a 0. O Campeonato Turco havia acabado uma semana antes do confronto pela Liga Europa.

"Embora tenha sido necessária a parada por conta da pandemia, isso nos prejudicou, pois, vínhamos de uma boa sequência de bons resultados. Nos clássicos fomos superiores e estávamos com uma confiança muito alta. Então, penso que se o duelo de volta contra os dinamarqueses tivesse acontecido ainda em março, acredito que teríamos passado. Chegamos para este jogo já desgastado fisicamente e não conseguimos a vitória. Entretanto, o mais importante era o título do Campeonato Turco e isso felizmente foi conquistado", emendou.

A equipe fica na região de Basaksehir, onde vivem os islâmicos de Istambul e tem como 'padrinho' Recep Erdogan (e sua família), atual presidente do país. Para atrair mais torcedores, Júnior Caiçara, afirma que muitas escolas levam os alunos para assistirem os jogos.

"Como o clube é novo, nossos torcedores são jovens. Besiktas, Galatasary e Fenerbahçe possuem a maior parte dos torcedores. Nos jogos da nossa equipe, há muitos estudantes. Muitas escolas levam os alunos para assistir os jogos.Com a boa campanha desse ano, espero que no futuro o Basaksehir tenha uma torcida enorme", explicou.

Este feito histórico, não é o único na carreira de Uilson de Souza Paulo Júnior. Antes de rodar a Europa, o paulista de Santos iniciou a trajetória em equipes de bairro até chegar ao Santo André. Ao chegar ao Ramalhão, acabou ganhando a alcunha de 'Caiçara' (termo usado para denominar pessoas que nasceram em cidades litorâneas). Foi na equipe do ABC, que o atleta deixou de ser meia e se fixou como lateral-direito. Ainda atuando na base, o santista chamou a atenção do Gil Vicente de Portugal e por lá foi vice-campeão da Copa de Portugal.

"Fui para o Gil Vicente ganhando apenas 500 euros. Minha intenção era a 'vitrine' que o clube poderia me proporcionar. Na primeira temporada (2010/11), fomos campeões da Segunda Divisão e na temporada seguinte fizemos uma boa campanha na elite e fomos vice-campeões da Copa de Portugal, perdendo na final para o Benfica de Jorge Jesus", relembrou o ala, que em alguns momentos, pelo clube lusitano atou pelo lado esquerdo.

Em 2012, o brasileiro recebeu a proposta do Ludogorets Rasgrad e viveu grandes momentos.  O clube búlgaro havia recebido investimentos milionários e buscava um 'lugar ao sol' tanto em seu país como na Europa. Entre 2013 e 15, o Ludogorets foi tricampeão nacional, além de conseguir uma Taça e uma Supercopa da Bulgária. Em 2014/15, os Alviverdes disputaram a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa e enfrentaram na primeira fase Real Madrid e Liverpool.

"Quando surgiu o convite do Ludogorets, eu procurei saber sobre o projeto do clube e vi que lá havia muitos brasileiros atuando. Foram três temporadas sensacionais, onde mantivemos sempre o bom nível e em todas conseguimos títulos, além de poder jogar a Liga Europa e a Champions League", relembrou o atleta nascido no dia 27/04/1989.

" Estrear na Champions League e contra os principais clubes europeus foi algo incrível. É o sonho de qualquer atleta e graças a Deus eu consegui. Foram jogos sempre equilibrados.Nosso primeiro jogo foi contra o Liverpool, em Anfield, e perdemos só de 2 a 1. Na volta, houve empate em 2 a 2. Contra o Real Madrid, em casa, perdemos só de 2 a 1. Isso mostra a força que tínhamos quando jogávamos como anfitriões", continuou.

                                                  Brasileiro em sua passagem pela Alemanha


Após, o bom período no Leste Europeu, Júnior Caiçara se transferiu para o Schalke 04, da Alemanha,onde ficou apenas uma temporada, antes de ir à Turquia.

"Foi muito boa a experiência de atuar em uma das melhores ligas do mundo.Tive bons momentos no Schalke, onde dei muitas assistências para o Huntelaar fazer gols (risos). Entretanto, houve troca de treinador durante a temporada e depois não tive tantas oportunidades quando eu gostaria. Até que veio a proposta do Istambul Basaksehir e vi que era um projeto ambicioso e estou muito feliz aqui", finalizou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário