sábado, 26 de novembro de 2016

Exclusivo! Meia Juan Felipe fala sobre seu bom momento na Macedônia

Um dos objetivos do Arquivos e Histórias F.C. é mostrar a carreira de jogadores que saíram desconhecidos do Brasil e foram se aventurar em países com pouca tradição no futebol.

 
Juan Felipe no Vardar

Esta postagem aborda a trajetória do meia Juan Felipe que após perambular por clubes pequenos de nossa nação, cravou seu espaço no Vardar, a principal agremiação da Macedônia. O atleta de 28 anos foi eleito o melhor jogador do campeonato macedônio da temporada 2015/16.

Sua carreira futebolística começou no São Vicente A.C./SP, clube de sua cidade natal. Passou também por Jabaquara/SP, Santo André/SP, Red Bull/SP  e em 2011 teve sua primeira experiência no exterior ao ser contratado pelo Oriente Petrolero-BOL. Atuou por uma temporada na Bolívia, onde afirma que guarda boas lembranças.

" Cheguei ao Oriente Petrolero-BOL através do meu empresário Sérgio Dias. Foi minha primeira experiência fora do Brasil. Foi muito boa. A Bolívia é um ótimo lugar para se viver e o carinho que o povo de lá teve comigo eu jamais esquecerei. O futebol local tem muitos jogadores que atuam na seleção da Bolívia e isso torna o campeonato boliviano mais competitivo", relembrou o paulista em entrevista exclusiva ao Arquivos e Histórias F.C.

Retornou ao Brasil em 2013 para atuar no São Carlos/SP, onde ficou um ano  e se diz grato pela passagem que teve pela Águia da Central.

"Tive uma passagem de 1 ano no São Carlos muito boa , trabalhei com pessoas muito profissionais que me deram todas as condições de trabalho no clube. Tenho muita admiração e respeito pela Águia da Central ", contou Juan Felipe Alves Ribeiro.

Do interior de São Paulo o meio-campista foi se aventurar pela primeira vez na Europa, mais precisamente no CSKA, clube mais popular da Bulgária.

"Foi um momento incrível na minha carreira. Jogar na  Europa era uma vontade que eu tinha e quando cheguei lá me senti realizado de estear em um dos maiores clube do país .O nível do futebol é muito forte, muito técnico e muita força física.Tive que me adaptar o mais rápido para poder começar a entrar em um ritmo que eu não estava acostumado.Fiz uma boa temporada podendo ajudar a minha equipe com gols e assistências. Guardo boas lembranças da Bulgária ", explicou o  brasileiro.
 
Brasileiro atuando no CSKA-BUL. Crédito: divulgação

O bom desempenho em solos búlgaros fez com que o sul-americano fosse se aventurar na república que pertencia a antiga Iugoslávia: Macedônia.

Em seu primeiro ano na terra de Alexandre, o Grande (Imperador Romano) e de Madre Tereza de Calcutá, Juan Felipe anotou oito gols em 16 partidas e foi, pelos motivos citados no início do texto, vive seu melhor momento na carreira.

"Sim , esse é o melhor momento em minha carreira aqui , todos os dias que vou trabalhar eu lembro que estou indo para o maior clube do país isso me motiva a dar o meu melhor a cada dia para poder buscar as vitórias e com isso vem as conquistas individuais que para mim é sensacional e prazeroso", explicou.


"O Vardar é considerado o maior time do país pela história que tem no futebol europeu com seus títulos, estrutura,pelos profissionais que trabalham em todas as áreas sempre em busca do melhor para o clube e a torcida que sempre vai nos apoiar. Os treinamentos que temos aqui são excelentes.Sempre aprende algo novo, tanto tático como técnico. Aqui a disciplina dentro de campo é como se fosse um gol de tão importante que é . O campeonato tem muitos jogadores bons e penso que daqui para frente aqui irá crescer cada vez mais ", emendou.

A Macedônia conseguiu sua independência somente em 1993, após um período de guerras na Iugoslávia que se desmembrou em várias nações ( as outras foram Bósnia-Hezergovina, Eslovênia, Sérvia, Montenegro e Croácia). Apesar deste passado tenebroso recente, Juan Felipe afirma que o país é muito bom de se viver e pouco se fala sobre o período de guerra.

"Aqui é muito tranquilo, um país muito bom de se viver. Eles procuram não falar muito sobre o período de guerra e preferem levar uma vida normal. O macedônio é muito receptivo e trata muito bem o estrangeiro. Sobre idioma, dentro de campo falo o macedônio e fora eu me comunico em inglês", revelou o atleta.

Nesta temporada, o Vardar lidera o campeonato local com 34 pontos em 15 jogos disputados (dez equipes na disputa). Tem quatro a mais que o vice-líder Shkendja.  A equipe de Escópia (capital do país) está prestes a ser octacampeã nacional.  

Por esta equipe, Juan Felipe teve a oportunidade de atuar pela segunda vez na Liga dos Campeões da Europa. Na edição atual, o clube macedônio enfrentou o Dinamo Zagreb, da Croácia, no qualificatório  para a fase de grupos e acabou eliminado ( 5x3 no agregado).

"Essa é a segunda vez que tenho a chance de poder disputar a Liga dos Campeões da Europa.  Pegamos um time muito forte. Lembro que tivemos oportunidade para ganhar,mas não fomos felizes nas finalizações. Jogar a Champions é diferente de qualquer outra competição. Quando você entra no campo e começa a tocar aquela opera da Champions que eu só escutava no vídeo game, passa um filme de segundos na minha cabeça. Eu só agradecia a Deus por me dar aquela oportunidade de estar ali ", afirmou o brasileiro.


Sobre o futuro, Juan Felipe afirma que ainda sonha em defender a Seleção, não só a brasileira, como a da Macedônia.  No momento, a nação da antiga Iugoslávia perdeu seus quatro compromissos válidos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 e dificilmente disputará o torneio mais importante de seleções. O grande nome ainda é Goran Pandev, 33 anos, com passagens por Inter de Milão, Lazio, Napoli e atualmente está no Genoa.

" Na minha carreira ainda almejo muitos títulos e espero poder defender a Seleção Brasileira. Caso não seja possível, vou querer atuar pela Macedônia.A seleção daqui não vem passando por um bom momento .O povo aqui tem o desejo de ver o país em uma dessas competições (Copa do Mundo e Eurocopa)  que seria uma coisa muito especial , é muito difícil mas não impossível.Quando se fala de futebol tudo pode acontecer, mas terá que trabalhar e se dedicar muito para se tornar possível esse feito que é o que eles mais querem. O Pandev é o jogador que todos falam em qualquer lugar aqui por tudo que ele já viveu no futebol e por ser o principal jogador da seleção", finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário