segunda-feira, 14 de agosto de 2017

História! Ex-jogador relembra ida do Grêmio Sãocarlense à Europa!

Tem histórias no futebol, com fatos únicos e improváveis, que parecem lendas. Quando contadas não parecem verídicas.

Sãocarlense viveu um conto de fadas na Europa/Divulgação 


Uma delas ocorreu há 20 anos e foi durante a pré-temporada na Europa. O Grêmio Sãocarlense foi à Itália participar do Troféu Cecchi Gori e enfrentou Lazio e Fiorentina. Esteve também na Inglaterra onde realizou dois amistosos (Burnley e Tranmere Rovers F.C.).

Para relembrar esta epopeia, o Arquivos e Histórias F.C. entrevistou o ex-jogador Neto Genovez que esteve no plantel da equipe Vermelha, Branca e Azul no Velho Continente.

Confira:

Itália

O Troféu Cecchi Gori foi um evento que ocorreu entre 1994 e 2000 na cidade de Florença. Equipes tradicionais como Arsenal, Barcelona e Benfica marcaram presença em algumas edições. O Grêmio Sãocarlense teve a honra de ser o único time não-europeu a jogar esta competição.

Mas como foi possível a participação de um pequeno clube do interior do estado de São Paulo em um campeonato que reunia as principais potências da Europa?

Inicialmente o convite foi feito para o tradicional Grêmio de Porto Alegre/RS. O Tricolor dos Pampas havia faturado a Libertadores de 1995 e o Brasileiro de 1996 .Era um dos grandes times do futebol brasileiro da década de 90.

Entretanto, o calendário do futebol brasileiro não ocorre simultaneamente com o europeu. Logo, enquanto os meses de julho e agosto são férias na Europa, aqui os clubes estão no meio da temporada e disputando torneios profissionais. Por conta de sua agenda apertada, os gaúchos não foram à Itália.

Para não ficar de 'mãos abanando'o empresário italiano que havia prometido levar o Imortal acabou levando um outro Grêmio. O de São Carlos/SP. No entanto, os organizadores do torneio não foram avisados da troca. Nem a diretoria da equipe fundada em 1976 sabia do rolo.

"No Sãocarlense ninguém sabia que estávamos indo no lugar do Grêmio de Porto Alegre/RS.Nem a diretoria e nem os jogadores estavam cientes. Ao desembarcarmos na Itália fomos escoltados até o hotel. Um organizador do evento deu uma bronca em todos por não estarmos de terno e gravata que era o combinado. Ninguém sabia disso. Chegamos no hotel e era cinco estrelas. Eu nunca tinha estado em um hotel cinco estrelas. Em seguida comentei com o Natella (outro jogador da equipe) : 'Tudo isso está muito estranho. Tem algo errado'. No dia seguinte, fomos tomar café da manhã e nas mesas do restaurante do hotel havia uma pequena placa com o símbolo do Grêmio de Porto Alegre. Ali entendemos que era um golpe do empresário italiano que nos levou para lá", disse o ex-jogador Neto Genovez em entrevista exclusiva ao Arquivos e Histórias F.C.

O Triangular ocorreu no dia 5 de agosto de 1997. Cada jogo durava apenas  45 minutos. O primeiro embate ocorreu entre Fiorentina e Sãocarlense. Vitória dos anfitriões por 1 a 0. Como curiosidade, a escalação anunciada foi a do Grêmio de Porto Alegre/RS.

"Eu tinha apenas 18 anos na época e estava frente a frente com grandes jogadores do futebol mundial como Oliveira (brasileiro que defendia a Seleção da Bélgica), Rui Costa e Batistuta. Não parecia real aquilo. Primeiro anunciaram a escalação da Fiorentina. Depois a do Grêmio. Mas o de Porto Alegre. Quando começaram a falar 'Danrlei, Arce, Rivarola...' nós olhamos uns para os outros e confirmamos aquilo que tínhamos descoberto no hotel. Os jogadores da Fiorentina pareciam surpresos. Deu a impressão que eles perceberam que os nomes dos atletas mencionados não eram os que estavam em campo", relembrou Neto, que em uma falha sua saiu o gol do triunfo da Viola.

"Era escanteio para a Fiorentina. Eu tinha que marcar o Oliveira. Próximo de mim estava o Batistuta, um dos jogadores que eu mais admirava e me inspirava como atacante. Eu fiquei bobo quando vi ele próximo de mim. Não consegui tirar os olhos dele. Nisso, o Oliveira, quem eu deveria marcar, acabou fazendo o gol. Depois, o Rabello (técnico do Sãocarlense) veio brigar comigo `Pô, você ficou olhando o Batistuta e não marcou o Oliveira'. A minha resposta foi: 'Sim, era o Batitusta que estava ao meu lado! Um dos melhores atacantes do mundo. Desconcentrei! Não conseguia me mexer. Um jogador de Copa do Mundo estava próximo de mim. Fiquei perplexo! Não consegui fazer nada.' O Rabello ficou bravo comigo e me colocou no banco no jogo contra a Lazio. Era difícil para um jogador que estava iniciando a carreira enfrentar um atleta renomado", relembrou Neto Genovez, que atuava ora como meia, ora como atacante.

Após o revés para a equipe de Firenze por 1 a 0, foi a vez dos carlopolitanos enfrentarem a Lazio. A equipe de Roma ganhou por 2 a 0. Os gols foram anotados por Alen Boksic e Giuseppe Signorini. Este último havia sido vice-campeão do mundo com a Itália em 1994.

No confronto contra a esquadra da capital da 'Bota', vale ressaltar que o goleiro do time sul-americano defendeu uma cobrança de pênalti.Como já mencionado, Neto Genovez iniciou no banco e entrou nos minutos finais.

Em terras italianas, ainda consta que os carlopolitanos participaram do Torneio L`Aquila. Os brasileiros perderam para o L `Aquila por 1 a 0  e empataram sem gols com a Seleção dos Emirados Árabes Unidos. Neto diz não ter recordações desses cotêjos.

Depois houve um amistoso contra o Perugia em que o Lobo foi derrotado por 3 a 1.

" O jogo contra o Perugia eu lembro do campo horroroso e que foi o confronto menos desequilibrado para gente nessa excursão. Que deu um pouco mais de jogo", afirmou Neto, que atualmente é empresário de jogadores de futebol.

Inglaterra:

 O G.E.S ainda passou pela Inglaterra onde ficou hospedado em Liverpool. Genovez fez um tour pela cidade britânica e visitou a 'Caverna dos Beatles'e diz ter ficado emocionado, pois seus pais são fãs da banda.

Sobre as pelejas realizadas na Terra da Rainha, Neto era tido como uma esperança de negócio para os cartolas do Lobo da Vila Prado, mas passou um dos maiores vexames da excursão.

"Antes dos jogos, a diretoria chamou eu e o Beto para uma conversa. Os diretores falaram que nós éramos as grandes promessas do time e que queriam nos vender para algum clube europeu. Queriam ganhar dinheiro com a gente. Pediram para que atuássemos leves e soltos, pois nós éramos jovens e as apostas deles", revelou Neto.

"O problema é que a diferença técnica nossa perante os adversários era gigante. Eles estavam sempre com a bola e nós correndo atrás deles. Não dava para mostrar muito serviço. O que eu mais recordo era o jogo contra o Burnley. Em um raro momento eu vi que a bola sobraria para mim. Ela estava pelo alto no campo de defesa do Burnley. Eu livre de marcação corri em direção a bola. Meu plano era esperar ela dar um quique no campo, para depois finalizar com força e quem sabe fazer um gol. No entanto, na hora que a pelota caiu no campo ela não deu o quique que eu estava esperando. Ficou amortecida na grama. Meu plano deu errado e meu pé ficou preso no campo, o que fez com que eu tomasse um tombo histórico. O estádio estava cheio e me vaiou. Se tinha alguma esperança de negociação, ela se foi naquele lance", continuou o agente de futebolistas.

Nos dois embates contra os clubes ingleses houve derrota do Grêmio Sãocarlense. Contra o Tranmere Rovers (equipe atualmente da quinta divisão inglesa) a derrota foi por 2 a 0. Os registros sobre o placar contra o Burnley divergem e Genovez afirmou não se lembrar do resultado. Só se recorda que perderam.

"Eu não lembro bem dos resultados. Só sei que se alguém falar que vencemos algum jogo estará mentindo", disse em tom descontraído.

"Apesar do desempenho vexatório, essa experiência para minha carreira foi positiva. Anos depois eu tive a oportunidade de atuar na Europa e esta excursão fez com que eu não chegasse tão cru para atuar nos clubes onde defendi", finalizou Neto, que jogou por times de Portugal, Bulgária e Suíça.

Neto no estádio Santiago Bernabeu em Madrid-ESP. Crédito: arquivo pessoal


Obs 1: O Grêmio Sãocarlense atuou profissionalmente até 2004. Ao ser rebaixado para a quarta divisão do Campeonato Paulista e por estar cheio de dívidas, acabou licenciado da Federação Paulista de Futebol. No momento disputa torneios amadores.

Obs 2: Neto Genovez começou nas categorias de base do Guarani e depois se transferiu para o São Paulo. No entanto, foi no Grêmio Sãocarlense em 1996 que fez sua estreia como profissional. Foi na única participação do Lobo na Série C do Campeonato Brasileiro. O duelo foi contra o Atlético Sorocaba/SP. Pela equipe do interior paulista, alternou entre o sub-20 e o profissional. Atuando pelas categorias de base do G.E.S. acabou sendo contratado pelo Corinthians/SP. Sem muitas chances no Timão, passou por Goiás, Gama e Botafogo/SP. Na equipe de Ribeirão Preto integrou o elenco vice-campeão paulista de 2001. Pelo exterior atuou no Feirense-POR, Litex-BUL, Young Boys-SUI e no futebol chinês. Deixou o gramado aos 28 anos e no momento é agente de jogadores de futebol.  


5 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho Leonardo, muito legal relembrar de momentos importantes da minha vida e da cidade de São Carlos. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! agradeço você também de contar causos dessas viagem!! Há pouco material falando sobre este fato e foi muito legal que você tenha contado!! abraço!

      Excluir
  2. Será que o comentarista pode me confirmar se este Neto é o mesmo que atuou pelo menos uma vez no América de Natal, entre 2001/2003, vindo do futebol brasiliense, e ao que parece acabou não ficando por divergência de grana:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quando conversei com ele ,sobre a carreira (em mais de uma oportunidade) não foi mencionado uma suposta passagem pelo América/RN. Desconheço esse episódio. Um abraço.

      Excluir
  3. Talvez não tenha lembrado por um motivo. Há um Neto atuando apenas uma vez pelo América, vindo do Gama, no final do primeiro e começo do segundo semestre de 2002.

    ResponderExcluir