sábado, 12 de novembro de 2016

Exclusivo! Atacante Breitner conversa com o blog!

A grande sensação do futebol brasileiro em 2010 era o bom e bonito futebol praticado pelo Santos. O Alvinegro Praiano encantava a todos com o chamado 'futebol-arte'. Os comandados de Dorival Jr. mostravam um ótimo entrosamento em campo e sempre atuando de forma ofensiva.  Houve resultados expressivos no Campeonato Paulista como a vitória por 9x1 sobre o Ituano, 4x0 sobre o Rio Branco, 6x3 sobre o Bragantino e 5x0 no Monte Azul. Pela Copa do Brasil, teve a goleada sobre o Naviraiense/MS por 10x0, 8x1 sobre o Guarani/SP e 4x0 sobre o Remo/PA. O time que revelava Neymar e Ganso para o futebol acabou faturando os dois campeonatos citados acima. 

Breitner em seu atual clube: União da Madeira


Entre os vários jovens que estavam no plantel, tinha um atacante venezuelano com nome de dois futebolistas alemães: Overath Breitner. A primeira homenagem é referente ao meia vice-campeão do mundo em 1966 e a outra a um atacante campeão da Copa de 1974.

Breitner, como é conhecido, é filho de Roberto da Silva Fariñas, ex-futebolista brasileiro que saiu cedo do nosso país e fez a carreira na Venezuela. Retornou a sua nação de origem em 2001 quando seu filho foi atuar nas categorias de base da equipe que revelou Pelé para o mundo.

Sua estreia como profissional foi no triunfo sobre o Rio Branco por  4x0 (o mesmo citado acima). Seu primeiro tento foi diante do Guarani, pela Copa do Brasil, na vitória do Peixe por 3 a 2.

O atleta natural de Barcelona-VEN ainda jogou por Criciúma/SC, Figueirense/SC, Náutico/PE, Araxá/MG, XV de Piracicaba/SP, Mineros-VEN e desde a metade de 2015 defende o União da Ilha da Madeira-POR.

Neste bate-papo com o Arquivos e histórias F.C.,  Overath Breitner Medina da Silva falou sobre sua vida em Funchal-POR, a situação de seu país, tanto dentro como fora de campo, sua pretensão na carreira e claro, seu amor pelo Santos, clube que o revelou.

Confira
1) Esta é a sua segunda temporada no União da Madeira. Como tem sido esse período em Portugal?

 Graças a Deus tem sido muito bom. Muito aprendizado. Uma cultura diferente a que estava acostumado, tanto no futebol quanto na vida pessoal!

2) Qual o objetivo do União da Madeira nesta temporada? Tem condições de lutar pelo acesso à elite do futebol lusitano?

Sabemos que é um campeonato muito longo, e que todas as equipes tem chances de lutar pelo acesso, e nós também estamos com esse pensamento. Trabalhamos todos os dia pra sempre estar no primeiros colocados e tentar o acesso!

Obs: No momento, o União é o 13º colocado com 17 pontos ganhos em 14 disputados. Tem treze a menos que o vice-líder Aves. Apenas os dois primeiros sobem para a elite. 22 clubes disputam a Série B.

3) Descreva como é o União da Madeira para trabalhar, em termos de estrutura, diretoria, salário e condições de trabalho?

 O União da Madeira, proporciona ao jogador de futebol todas as condições necessárias que precisa para fazer o seu trabalho. Temos um centro de treinamento completo com tudo o que precisamos no dia a dia. Tudo o que  foi prometido até o dia de hoje está sendo cumprido pela diretoria. Salário sempre em dia! Excelentes condições para trabalhar!!

4) Há outros dois times em Funchal, além do União, que são o Marítimo e o Nacional. Como funciona a rivalidade entre os três? Como é a torcida na cidade pelos três clubes?
Apesar de serem três times considerados médios em Portugal, aqui na Ilha é uma rivalidade bem grande. Sempre que antecedem  "clássicos" se fala muito sobre isso, é muito bom para o futebol!
  
5) Funchal é a terra de Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores da atualidade e um grande ídolo de Portugal.O quão reverenciado o atacante é em sua cidade natal?
Todas a pessoas da Ilha amam o Cristiano Ronaldo. Tanto que tem uma estátua dele numa das principais avenidas da cidade. Há um museu contando a história do atacante e recentemente inaugurou um hotel com o nome dele. É um cara muito querido por todos! Parece que o ano que vem o aeroporto vai se chamar Cristiano Ronaldo! Ele é o cara de Portugal e da Ilha da Madeira. Merecidamente! Craque!
 
No museu que homenageia Cristiano Ronaldo
6) Falando um pouco sobre o seu país de origem, a Venezuela está muito mal nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Como tem acompanhado essa campanha ruim? Por quê de surpresa em outras edições passou a decepção nessa? O que espera do compromisso contra a Bolívia nesta quinta-feira?
  O momento da Seleção Venezuelana é o reflexo do que o país está vivendo neste período.Muitos problemas políticos que acabam afetando toda a população, e querendo ou não acaba afetando a seleção também! Neste jogo contra a Bolívia vai ser difícil, mas a Venezuela vai sair vitoriosa, dificilmente perde para a Bolívia! 

Obs: As perguntas foram mandadas antes do início da 11ª rodada das Eliminatórias. Atuando em Maturín-VEN, os anfitriões venceram os bolivianos por 5 a 0. Foi o primeiro triunfo da Vinho Tinto no qualificatório e no momento é a penúltima colocada com 5 pontos. A lanterna é a Bolívia com 4.

7) Seu primeiro time como profissional foi o Santos e em 2010, época em que Neymar e Ganso apareceram para o futebol, junto com outros atletas, onde foram campeões paulista e da Copa do Brasil. Por quê aquele time jogava um futebol tão bonito e ofensivo? O que recorda daquela equipe, tanto dentro como fora de campo?

Em 2010, posso dizer que jogávamos por diversão e tínhamos um treinador que nos dava total liberdade para o que quiséssemos dentro campo é claro que com responsabilidade. Isso facilitou muito a nós mais jovens fazer esse ano maravilhoso dentro do Santos! Era um grupo muito unido independente que entrava pra jogar estávamos sempre todos com o mesmo pensamento, muito se deve ao Dorival, era o nosso pai! (risos)
 
Neymar, Zé Love e Breitner: Santos campeão Paulista e Copa do Brasil em 2010

8) Tem acompanhado o Santos no Brasileirão? O que tem achado da campanha dos comandados  de Dorival Jr.?
Acompanho praticamente todos os jogos, tenho um carinho muito grande pelo clube, se eu sou o Breitner hoje que todos conhecem, devo muito ao Santos, clube que me formou como atleta e principalmente como homem.Pude conquistar títulos importantes na vida de um atleta, nunca pensei que ia ficar marcado na história de um clube tão grande como o Santos, e de uma geração de grandes jogadores! Hoje o time do Santos está muito bem, vive um excelente momento, os jogadores assim como nós em 2010, conseguiram entender rapidamente a forma do "pai" Dorival trabalhar e por isso tem colhido grandes resultados. Aliado, claro, a grande qualidade de jogadores que tem o Santos, o time encaixou perfeitamente! Fico muito feliz que o Dorival tenha voltado ao Santo. Excelente treinador e como pessoa sem palavras, Top!

9) Por fim, tem 27 anos, o que ainda almeja na carreira?
Para mim aos 27 anos, espero continuar crescendo como jogador. Todos sabem que no futebol aprendemos coisas novas todos os dias, eu trabalho sempre para melhorar e conseguir coisas melhores na minha profissional, e o futebol é muito dinâmico. Hoje estou aqui em Portugal, e daqui a 6 meses posso estar na China! Então é seguir fazendo meu trabalho como tenho feito que coisas boas irão sempre aparecer. Cheguei na Europa e posso ir mais longe. Esse sempre e o pensamento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário