24/01/2008- Era uma quinta-feira rotineira, como qualquer outra, em Porto Alegre/RS. Um dos atrativos da capital gaúcha, seria o jogo Internacional x Veranópolis, pela segunda rodada do estadual. Foi uma vitória protocolar dos Colorados por 2 a 0. Os gols foram anotados pelo veterano Iarley e pelo jovem Ramon.
Na equipe pentacolor, um dos destaques era o experiente Sandro Sotilli. Ele já havia atuado pelo VEC, em 1996 e era uma das atrações do clube em 2008. Sotigol retornava após 3 anos no México e um título da Copa Gaúcha pelo Caxias.
É claro que com toda a concentração na partida e a lamentação pelo revés, Sotilli não tinha como imaginar que nas arquibancadas do Beira-Rio estava um estudante de jornalismo, prestes a se formar, e que seria o autor de sua biografia. O rapaz fazia um rápido estágio no SIMERS (Sindicato Médico do Rio Grande do Sul), mas aspirava a carreira no jornalismo esportivo. E claro, um dos sonhos, era publicar um livro.
O futuro jornalista também não imaginava que o destino o reservaria escrever a bela carreira de Sandro Sotilli. Até pelo fato, que naquele período, o 'Alemão Matador' ainda não tinha começado a construir a sua idolatria, no Pelotas. Foi vestindo o manto do Áureo-Cerúleo, com suas histórias no sul do estado (dentro e fora de campo), que chamou mais a atenção do já agora jornalista formado (e com diploma).
13 anos e meio depois daquela noite (que seria a primeira vez, mas não a única, que o periodista viria Sotigol, no estádio), ambos novamente estariam no mesmo local, mas juntos, lançando o livro: 'Sandro Sotilli: de Rondinha para o mundo'
Sotilli e o autor do livro buscando a obra na gráfica Kunde em Santa Rosa/RS.Imagem:divulgação, |
O livro, contaria o antes de 2008: a infância em Rondinha, os tempos em que se preparava para ser Irmão Marista, o início no Ypiranga de Erechim, as vitoriosas passagens por Juventude, 15 de Campo Bom e Glória de Vacaria. Além de suas atuações pela China e pelo México. E o pós-2008, onde veio toda, a já mencionada, passagem vitoriosa pelo EC Pelotas, os bons momentos pelo E.C.Passo Fundo e pelo Marau F.C. e a vida pós-carreira, onde se tornou um ícone nas redes sociais e um símbolo da cultura gaúcha.
Lançamento em Porto Alegre foi no Brechó do Futebol. Imagem: divulgação. |
Houve lançamentos em Rondinha, Pelotas, Passo Fundo, Porto Alegre e Vacaria. Em todos, houve muita celebração e festa ao maior artilheiro da história do Campeonato Gaúcho.
Tite foi um dos entrevistados para o livro. Imagem: CBF/Divulgação. |
2021 ficará marcado para mim, como o lançamento do meu terceiro livro (e uma das obras mais importantes da minha vida) e para Sotilli, por ter toda a sua trajetória descrita e registrada em uma publicação (feita pela Editora Bradamente Livros).
Para saber mais sobre como foram os eventos, veja nos links abaixo:
Rondinha:
Pelotas:
https://arquivolobao.com.br/?p=8934
Passo Fundo:
Quem quiser um exemplar, pode entrar em contato comigo, pelas minhas redes sociais ,ou pelos pontos de venda abaixo. O valor é R50,00 (sem incluir um possível frete).
Arvorezinha:
Kountry Beer: Rua Daltro Filho, 495, Centro.
Pelotas:
Loja Lobomania: Parque Dom Antônio Zattera,300-Centro.
Passo Fundo:
Cia da Leitura- Bella Città Shopping Center
Vacaria:
Point Gospel Livraria- Rua Pinheiro Machado,742, Centro.
Lancheria Água na Boca- Rua Dr. Flores, 273, Centro.
Restaurante Chapão Sabor Gaúcho- Av. Militar,213, Santa Terezinha.
Redes sociais:
Facebook: Leonardo Pereira Cantarelli
Instagram e Twitter: @lpcantarelli
e-mail: lpcantarelli@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário