sexta-feira, 7 de julho de 2023

Livro sobre o título de 2007 é lançado em Sapucaia do Sul e contou com a presença de ex-jogadores e dirigentes

 O livro 'Sapucaiense 2007: o improvável aconteceu' ganhou mais uma bela e merecida homenagem. Um evento muito importante e mais impactante quanto o ocorrido em Porto Alegre/RS. 

No último dia de junho de 2023, houve a festa de lançamento no Estádio Arthur Mesquita Dias, em Sapucaia do Sul/RS. Ou seja, na sede do Grêmio Esportivo Sapucaiense.

A ocasião contou a presença dos escritores Luís Felipe Fleck e Leonardo P. Cantarelli (este que vos escreve), de nove atletas campeões de 2007: o goleiro Eliandro, os laterais Gian e Gustavo, o zagueiro Dias, os meio-campistas Douglas T-Rex, Ivan,  Maicon Sapucaia e Evandro e o atacante Tiago Fernandes, além de dirigentes do clube (incluindo o presidente Milton Pinheiro) e do prefeito da cidade Volmir Rodrigues. Todos discursaram e se emocionaram.

Cantarelli e Fleck falando sobre a ideia de fazer o livro.


O mais legal foi ver o momento dos nove futebolistas campeões relembrando fatos emocionantes daquela temporada (bons e ruins) e expressarem felicidade com o livro e o evento que rememorava àquela conquista.

Da dir à esq: Tiago Fernandes, Ivan, Dias, Gustavo, Evandro, Maicon Sapucaia, Gian e Eliandro. Jogadores campeões em 2007.


Em vários momentos, o nome do Chico Christianetti, ex-presidente do clube e falecido em 2020, foi exaltado como o principal responsável pela ascensão rubro-negra. O filho dele, Filipe Christianetti, muito emocionado, quase não terminou seu discurso.

Ao término do segundo lançamento fica a sensação de dever cumprido e também de felicidade ao ver o quanto as pessoas gostaram do livro e se sentiram felizes com a homenagem. Que venham mais eventos, homenagens, histórias e  no futuro mais livros ( 😀).

Imagens: Leonardo Cantarelli.


quarta-feira, 14 de junho de 2023

'Sapucaiense 2007: o improvável aconteceu ' é lançado no Brechó do Futebol

 2023 ficará marcado na minha vida pelo lançamento do meu quarto livro, intitulado 'Sapucaiense 2007: o improvável aconteceu'. O primeiro que faço em coautoria com outro escritor. Neste caso, meu parceiro foi Luis Felipe Fleck, que foi dirigente do Sapuca e idealizador desta obra.




Fleck, Centeno, Jucemar, Maicon Sapucaia e Cantarelli. Escritores nas pontas, jogadores no meio e o Santiago à frente. 

O projeto teve início em 2022, quando Fleck me procurou para realizar um sonho: escrever um livro. Ele é fã de futebol e literatura (há quase mil livros sobre esportes na sua residência) e me convidou a relatar a história do Sapucaiense em 2007. Eu aceitei na hora, pois, percebi que era uma lacuna a ser preenchida na 'biblioteca futebolística brasileira'.

Naquela temporada, o Rubro-Negro do Vale dos Sinos iria para o seu terceiro ano profissional e não havia grandes expectativas em relação a Segunda Divisão Gaúcha. Havia rivais mais tradicionais como Inter de Santa Maria, Pelotas, Ypiranga de Erechim e havia outros com altos investimentos como o Porto Alegre F.C., que pertencia ao Assis, ex-jogador, irmão e empresário do Ronaldinho Gaúcho.


Capa do livro.


Dias antes de iniciar a competição, o Grêmio Esportivo Sapucaiense sofreu um baque: o empresário Carlos Diefenthaler se desentendeu com a diretoria e levou seus jogadores embora. Ou seja, boa parte do elenco que fez pré-temporada deixou o Estádio Arthur Mesquita Dias. Com isso, a comissão técnica, liderada por Cirio Quadros, precisou recorrer aos jogadores das categorias de base para evitar um W.O. A diretoria conseguiu junto com a Federação Gaúcha de Futebol, adiar o jogo da estreia e houve mais tempo para remontar o time. 

Alguns reforços foram chegando e o time foi dando liga. Passou para a segunda fase. Surpreendentemente chegou ao Octogonal Final. Nesta etapa, brigou até o final pelo inédito acesso. Não só o conseguiu, como foi campeão. Pela primeira vez, o Sapucaiense estava na elite do futebol gaúcho. Pela primeira vez, o Sapão era campeão! 



Presenças ilustres no evento e com grandes laços afetivos com o Sapucaiense


Este livro traz relatos de bastidores, curiosidades, estatísticas da campanha, além de pesquisa em jornais da época. Houve, claro, entrevista com boa parte dos jogadores que estiveram na conquista, com dirigentes e integrantes da comissão técnica, além de jornalistas que cobriram aquele histórico título.

O lançamento ocorreu no dia 9 de junho, no Brechó do Futebol, em Porto Alegre/RS. O evento contou com os escritores, ex-jogadores, agregados e torcedores do time. 

Quem quiser um exemplar da obra, entre em contato comigo por aqui ou pelo wpp: 51 994018209.

Por fim, quem quiser conhecer mais o acervo literário esportivo de Luis Felipe Fleck , acesse a página do Instagram: @bolaeprosaoficial .

Imagens: Arquivo Leonardo Cantarelli/Divulgação.